A falta de um ou vários dentes, além de gerar problemas estéticos, pode provocar outras alterações da saúde, como distúrbios na digestão e na articulação da mandíbula, afirmam especialistas. Um adulto saudável tem 32 dentes, e todos (exceto os quatro sisos) têm importância fundamental no funcionamento do organismo.
"A principal função dos dentes é a mastigação. Os incisivos(dentes da frente) servem para cortar os alimentos, o caninos rasgam e os pré-molares e molares(dentes posteriores) trituram a comida. A cavidade bucal como um todo é extremamente importante para o sistema digestivo e respiratório", explica a dentista em entrevista ao jornal Extra.
Quando a mastigação não é feita adequadamente, os alimentos chegam maiores ao estômago, dificultando a digestão e a absorção dos nutrientes. A queda dentária também afeta a articulação da mandíbula, podendo provocar estalos ao abrir e fechar a boca.
"Quando um dente cai, os dentes ao lado tendem a se movimentar, gerando um mal posicionamento da mordida, o que em muitos casos tem reflexos na articulação. Esse movimento também pode expor partes sensíveis do dente, provocando dor".
Para a reposição de dentes perdidos, além das técnicas convencionais de próteses fixas e removíveis, há a opção dos implantes. Atualmente, existem “implantes sem corte”, procedimentos menos invasivos realizados através de técnica cirúrgica guiada. É realizado um planejamento da cirurgia no computador, a partir de uma tomografia e guias cirúrgicos são construídos para cada caso.O tempo para conclusão do tratamento com implantes varia de acordo com os diferentes casos clínicos.
"Não só idosos, mas também adultos, apresentam elevado número de dentes perdidos. As principais causas de perda dos dentes são a cárie e as periodontites (inflamações da gengiva). Essas perdas que representam redução na qualidade de vida das pessoas", diz a dentista.
Fonte: www.extra.globo.com