Em algum momento com toda a certeza você já escutou alguém da família, amigos, conhecidos e até mesmo desconhecidos falando que já fez canal ou precisa fazer um urgentemente, mas também há uma grande chance de você ser a pessoa que precisa fazer um e está em dúvida por não saber exatamente do que se trata, o que é, como faz, quanto custa entre outras dúvidas comuns desse tratamento endodôntico.
Para desmistificar essas idéias errôneas vamos esclarecer cada informação importante sobre canal.
O QUE É O TRATAMENTO DE CANAL?
O tratamento de canal é realizado com a retirada da polpa do dente, ou seja, este tecido é encontrado na parte interna desses ossos. A polpa como chamamos é removida e logo em seguida o especialista limpa, prepara e preenche o buraco que se formou.
QUANDO É INDICADO?
O tratamento é indicado quando o paciente apresentou a polpa do dente infeccionada ou morta, geralmente acontece em casos que a cárie é profunda, ou quando o paciente fraturou ou lesionou o local.
CONHEÇA AS ETAPAS
● Acesso: nesta etapa será preciso abrir o canal para começar o tratamento, e é nela também que se utiliza o famoso e amedrontador “motorzinho”
● Remoção da polpa infeccionada ou morta: os canais são esvaziados, descontaminados,alargados e alisados.
● Obturação dos canais: para finalizar o procedimento é utilizado um material específico para preencher o buraco que se formou e também para selar o local.
DÓI MUITO?
Este com certeza é um dos pontos que muito deixam de visitar o dentista regularmente, afinal seus pensamentos são voltados para a dor que o provável profissional irá causar. Mas pelo contrário o profissional irá aliviar todos os problemas e no tratamento de canal isso é certeiro, a dor normalmente vem da infecção que o dente ou sua polpa se encontra, lembrando que quanto mais tempo passamos sem visitar o dentista e realizar os tratamentos pior o local vai ficando e consequentemente pior será a dor.
Então o primeiro passo para evitar dores é ir ao dentista regularmente, pois assim ele poderá tratar com antecedência problemas que podem vir a surgir.
QUANTO CUSTA?
É fato que nenhum tratamento odontológico tenha um valor extremamente barato, pois nos valores cobrados está incluído os equipamentos utilizados, produtos, mão de obra e etc. Normalmente o preço varia de consultório para consultório, mas no geral em média de R$800,00 para dentes anteriores e R$2.000,00 para dentes posteriores.
É importante lembrar que independente do preço que será cobrado, você estará fazendo um investimento não somente para sua saúde bucal, mas para seu organismo todo.
PÓS-OPERATÓRIO
Após o procedimento é sim necessário que o paciente cumpra alguns requisitos e cuidados, diferente da cirurgia de extração do siso, este procedimento não exige muitos dias de repouso, você pode continuar com sua rotina normal sem nenhum problema mais é importante estar atento a algumas indicações:
● Hora de comer: nas primeira horas após o procedimento é preciso tomar cuidado com a mastigação, há riscos de morder a bochecha enquanto come devido a anestesia.
● Dor: é normal o dente apresentar sensibilidade após o procedimento, o paciente poderá tomar um analgésico mas caso a dor persista entre em contato rapidamente com o dentista.
● Restauração definitiva: neste caso o paciente fica com uma sedação temporária e é recomendado que não mastigue em cima deste dente até ocorrer a restauração definitiva, para ajudar é colocado uma coroa no dente.
VANTAGENS
A principal vantagem é o desaparecimento de outras infecções causadas pelo canal.
Ainda com dúvidas sobre como é o tratamento de canal? Conheça o consultório Simões Odonto, um consultório completo com profissionais capacitados e especializados em endodontia.