Esta é uma das perguntas mais comuns dos pacientes quando chegam ao consultório, este tipo de sintoma indica que algo não está normal na saúde bucal do paciente, em alguns casos a solução podem ser simples a tal ponto de fazer a substituição da escova, mas outros podem ser um pouco mais graves e necessitará de um tratamento, pois é bem provável que a gengiva possa estar tendo uma inflamação ou infeccionada.
É importante lembrar que somente um profissional poderá dar o diagnóstico sobre tal caso, por isso é recomendado que visitem regularmente o dentista! Caso perceba que sua gengiva está sangrando não ignore esse sintoma da saúde bucal busque ajuda imediatamente.
Há diversos fatores que podem ocasionar o sangramento, dentre eles os mais comuns são:
*ESCOVAÇÃO: no momento da escovação muitos pacientes aplicam muita força e isso pode machucar a gengiva e provocar o sangramento já que é uma parte muito sensível. Outro fator ainda sobre a escovação é o tipo de escova que o paciente está utilizando, escova duras e muito velhas também tendem a causar o sangramento.
FIO DENTAL: É recomendado utilizar o fio dental todos os dias de preferência após a ultima refeição do dia (período noturno), o excesso do uso do fio dental também pode ocasionar sangramentos, outro ponto é a força que colocam ao utilizá-lo.
BRUXISMO: o bruxismo é uma das doenças que mais comprometem a saúde bucal do paciente e já é confirmado que grande parte da população mundial sofre com este problema e também ocasiona sangramento, pois ao ranger os dentes e apertar a arcada dentária acaba provocando sobrecarga nos tecidos periodontais.
GENGIVITE: é uma doença que também há sangramento na gengiva, ela é uma inflamação dos tecidos que pode ocasionar devido a outras doenças como a periodontite e suas principais causas são o acumulo de placa bacteriana e tártaro.
VITAMINA K: o nosso organismo é impressionante, quando algo não está bem ele demonstra, a falta de vitamina K também gera sangramentos na gengiva e em outras partes do corpo.
Para solucionar este problema fique atento a força utilizada, a escova e caso ainda persista vá ao dentista e solicite uma avaliação e assim ele indicará o melhor tratamento para o seu caso!