O bruxismo é um distúrbio em que muitas das vezes pode ser hereditário e genético, consiste no ato de ranger os dentes, em que muitas das vezes pode ser hereditário e genético. Que acontece de maneira excessivamente e inconsciente, que pode acontecer em qualquer momento do dia, sendo mais comum de ocorrer durante a noite, ao dormir.
Esse ato causa uma pressão sobre os dentes, criando uma tensão entre os músculos responsáveis pela mastigação, podendo causar alguns sintomas como:
- Dores nas articulações da mandíbula;
- Dor de cabeça ao acordar;
- Desgaste ou amolecimento dos dentes;
- Trincas no esmalte do dente;
- Sensibilidade nos músculos da mastigação;
- Estalos ou dores ao abrir/fechar a boca
Esse distúrbio é comum acontecer devido a relação do estilo de vida ou pessoas com alguns problemas como ansiedade, estresse, refluxo, problemas com sono (ronco), doenças neurológicas, respiratória, entre outros casos que são propensos para desenvolver o bruxismo. Ao notar os primeiros sintomas do distúrbio é necessário ir ao um dentista, para que o profissional identificar qual a causa do rangido dos dentes e como pode iniciar o tratamento e até mesmo medicações adequadas.
E como é feito o tratamento?
O tratamento é feito com uma placa de proteção dentária acrílica, um acessório de fácil manuseio e removível, feito sob medida, de acordo com o formato ideal a mordida do paciente. E deve ser utilizado com base a indicação do profissional, mas geralmente, é recomendado usar nos momentos em que geralmente acontece o ato, que geralmente é a noite, ao dormir, evitando o atrito e desgaste do dente, além de prevenir possíveis atritos ou até mesmo dores. O seu uso tem a função de aliviar as tensões que ocorrem no músculo do rosto, protegendo os dentes de possíveis desgastes que acontecem no momento em que ocorre o atrito e o apertamento dos dentes.
Como prevenir?
Fora o tratamento feito com a placa de proteção, possui alguns meios para prevenir o bruxismo, sendo eles:
- Praticar exercícios físicos;
- Terapias psicológicas;
- Evitar ouvir músicas agitadas ou dormir com a tv ligada;
- Evitar bebidas que tirem o sono antes de dormir;
- Fazer treinamento de respiração antes de dormir.
Procure um profissional de qualidade para mais dúvidas.