Sensibilidade dentária é uma dor ou incômodo nos dentes, e pode ser causada por contato com alimentos quentes, doces ou ácidos.
A principal causa da sensibilidade é a exposição da dentina – que pode acontecer por desgaste do esmalte, retração da gengiva, cárie, fratura de restauração ou até mesmo fratura do dente.
Separamos aqui dicas básicas para você seguir para evitar a temida sensibilidade nos dentes. Confira abaixo:
1. Fuja de alimentos ou bebidas ácidas: ingerir refrigerantes, vinagre, ou frutas ácidas em excesso dissolvem lentamente o esmalte dos dentes, e causam a exposição da dentina. E escovar os dentes logo em seguida agrava ainda mais o problema! Se possível, espere vinte minutos antes de fazer a higiene bucal para evitar prejudicar ainda mais a dentina.
2. Escovação errada: a escovação com pressão exagerada pode causar o desgaste do esmalte dos dentes. O certo é usar uma escova com cerdas macias e pontas arredondadas, e escovar suavemente e com cuidado, sempre realizando movimentos circulares.
3. Bruxismo: se você tem o comum hábito de apertar e ranger os dentes, principalmente durante o sono, procure um dentista agora mesmo! Esse costume é um dos principais causadores da sensibilidade, já que, ao serem pressionados, o esmalte dos dentes vai se partindo, deixando a dentina exposta.
4. Clareamento dental: o gel usado no clareamento, principalmente o que é feito no consultório pode causar inflamação do dente e sensibilidade temporária. Antes de realizar qualquer procedimento, mesmo que seja caseiro, converse com seu dentista.
5. Cremes dentais abrasivos: as pastas de dente que prometem dentes mais brancos conseguem isso através de abrasivos que removem pigmentos aderidos ao esmalte. Se usadas frequentemente, elas acabam acelerando o desgaste do esmalte.
6. Piercing dental: quem possui piercing dentro da boca, pode acidentalmente mordê-lo ao mastigar ou falar e isso pode danificar o esmalte.
7. Refluxo: o refluxo gastroesofágico é uma doença que faz com que os ácidos produzidos pelo estômago cheguem até a boca e, ao entrar em contato com os dentes, causam a erosão do esmalte dental – gerando desgaste e causando a sensibilidade!
E não caia na falácia dos remédios caseiros para amenizar a sensibilidade. Não existem misturas caseiras que funcionem comprovadamente, e de nada adianta mascarar a dor. Para isso, é necessário buscar a ajuda de dentistas capacitados – profissionais que saibam diagnosticar a causa da sensibilidade e propor um tratamento correto para o paciente evitar concorrências mais graves no futuro.
Agende um horário com Dr. Fernando Simões e faça um check up geral da sua situação bucal.
Fonte: https://www.minhavida.com.br