As primeiras doenças lembradas quando o assunto é tabagismo são aquelas que diz respeito ao pulmão: bronquite, câncer e enfisemas. Boa parte da população acaba se esquecendo que a saúde bucal também é afetada com os efeitos maléficos do tabagismo, uma pesquisa feita alguns anos atrás por uma importante Universidade dos Estados Unidos chegou à conclusão que de 10 pessoas 8 apresentaram câncer bucal pelo uso diário do tabaco.
O uso do tabaco/nicotina afeta todo o sistema imunológico o que dificulta o trabalho do corpo em combater as bactérias da doença periodontal, embora haja tratamentos para tratar esses problemas a cicatrização pode não ocorrer devido ao uso do tabaco.
Pessoas que são viciadas em tabaco entendem o quão difícil é deixar este vício, mas ao escolher um dentista é importante esclarecer o seu objetivo para ter uma melhor saúde bucal, ao trabalharem juntos, verão os benefícios de uma saúde bucal melhor.
Fique atento a esses sinais:
- Feridas que não cicatrizam por mais 15 dias;
- Inchaço na boca;
- Nódulos;
- Manchas na boca.
Ao observar um destes sinais recomendamos que procure um dentista imediatamente para verificar o que está acontecendo com sua saúde bucal e posteriormente um médico para avaliar outras partes do corpo.
Previna-se
Evite o tabagismo.
Frequente regularmente o dentista.