Pare! Pense! Respire! Relaxe!
Quem dera se fosse tão fácil assim relaxar mais e se estressar menos, mas sabemos que sempre haverá aqueles dias em que a conta chega, o trânsito para, o trabalho está de pernas pro ar e as crianças gritando no ouvido, vai chegar uma hora em que tudo isso e mais um pouco vai te tirar do sério e aí que o perigo mora, o famoso “estresse” ele não é somente responsável por doenças no corpo e organismo ele também é um grande aliado em causar problemas bucais como bruxismo, afta, halitose e cáries.
Mas para esclarecermos este problema precisamos diferenciar um nervosinho diário de um estresse, propriamente dito o nervoso se relaciona apenas a um dia ruim, enquanto o estresse é o acúmulo de emoções ou situações que gerem uma adaptação extrema, as pressões causadas pela rotina são desgastantes e tem se tornado um pouco mais intensa devido a quarentena imposta para diminuição dos casos de coronavírus. Não tem sido fácil para muitas pessoas!
O estresse libera hormônios e produz um alto nível de adrenalina que ajudam a criar um processo de anti-inflamação ou pró-inflamação no caso do estresse ele gera o pró-inflamação que devido a hábitos ruins de higiene bucal se tornam um local propício para o desenvolvimento de doenças periodontais.
Além de todo esse processo de hormônios, os maus hábitos que uma pessoa estressada busca acabam piorando a saúde bucal, normalmente uma pessoa estressada tende a buscar formas de relaxar fazendo uso de bebidas alcoólicas, cigarros e doces que são prejudiciais, pois podem causar cáries e halitose. Outro problema muito comum é o famoso bruxismo que é o ranger dos dentes, ele é responsável pelo desgaste nos dentes e distúrbios na articulação temporomandibular, ossos mandibular e ao tecido gengival.
Para evitar este problema comum, busque se alimentar bem, dormir as horas necessárias, fazer atividades físicas e ter um momento de relaxamento.
Lembre-se a sua saúde bucal é o seu cartão de visitas em qualquer lugar.