É confirmado que a falta de higiene bucal como também a higiene feita de maneira incorreta pode causar diversos problemas a saúde dos dentes, isso porque a boca é um dos locais com mais proliferação de bactérias. Embora passemos boa parte da vida higienizando os dentes da forma que fomos ensinados, chega até ser surpreendente quando a visita ao dentista revela problemas causados pela má higienização: placas e cáries são as mais comuns, porém outras doenças podem evoluir a partir dessas que são consideradas mais comuns e simples.
Você sabia que a higienização bucal correta leva no mínimo 2 minutos?
Muitos pacientes não sabem que a escovação correta é de no mínimo 2 minutos, pacientes adultos não chegam nem perto de escovar durante esse tempo, e as crianças também.
Mas afinal qual é a maneira certa de escovar?
Começaremos pelo tempo, já informamos que o tempo correto é de no mínimo 2 minutos então para facilitar é interessante levar um relógio ou um cronometro para ajudar nesta contagem. Os movimentos devem ser curtos e suaves, tomando muito cuidado com a margem gengival, concentre a limpeza de cada parte da boca da seguinte maneira:
- Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e depois os inferiores;
- Escove as superfícies internas dos dentes superiores e depois dos inferiores;
- Escove as superfícies de mastigação;
- Para ter o hálito puro escove muito bem a língua, pois lá é o local onde muitas bactérias ficam alojadas.
Escova adequada
Muitos pacientes ficam em dúvidas na hora de comprar a escova dental, a recomendação é sempre que as cerdas possam ser macias assim evitam machucados na gengiva, além de ser melhor na remoção da placa bacteriana e dos resíduos alimentares. As escovas com cabeças pequenas também são indicas porque conseguem alcançar melhor todas as regiões da boca.
Vamos falar sobre creme dental?
O creme dental é uma escolha pessoal de cada paciente e família, mas nem por isso não se deve esquecer as melhores dicas na hora de comprar o seu. Há uma grande variedade de cremes dentais atualmente, muitos deles específicos para alguns tratamentos e prevenções de cáries, placas, tártaro, gengivite, manchas e sensibilidade. O correto é pedir indicações ao seu dentista para saber qual é a mais indicada, como sabemos cada caso é um caso não é mesmo?
Quando é a hora certa de trocar a escova?
Conforme o tempo vai passando é normal o paciente perceber que a escova já não está cumprindo sua função corretamente, o mais indicado é que a troca seja feita a cada 3 meses ou quando perceber que a mesma se encontra desgastada. Outra informação importante para melhorar ainda mais sua saúde bucal é que após gripes e resfriados a escova deve ser trocada, agindo dessa forma você estará diminuindo os riscos de novas bactérias e germes que ficaram nas cerdas.
Fio Dental
Este item é considerado um dos mais essenciais após a escovação, mas ele é o que quase nenhum paciente usa, ou se usa realizar da forma incorreta. Aprenda a maneira correta de passar fio dental.
- O tamanho ideal do fio é de 18 a 24 cm.
- Amarre as extremidades da ponta do fio dental em seus dedos.
- Segure o fio dental bem apertado em volta de cada dente formando a letra “C”.
- Movimente o fio dental puxando-o para frente e para trás, para cima e pra baixo.
Siga esses mesmos passos para os demais dentes.
Vamos finalizar com o Enxaguante bucal?
Após todos esses procedimentos chegou a hora de finalizarmos a higienização com o uso de um enxaguante bucal, ele é responsável por garantir a saúde dos dentes evitando também maiores problemas e dando ao paciente um hálito fresco e dentes bonitos. O enxaguante bucal deve conter em sua fórmula o “flour” e a maneira correta de usá-lo é fazendo bochecho, nunca faça gargarejo, pois ao engolir estará prejudicando seu corpo, após o bochecho não enxague com água.
Siga essas dicas todos os dias e verás a diferença na sua saúde bucal. Ainda em dúvidas ou precisando de uma avaliação mais completa? Venha para o Consultório Simões Odonto!